quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Atchim - Santinho

Deixo a sugestão de uma música para incentivar as crianças a espirrarem para o lenço de papel ou para a manga (quando falta o lenço)

Jogo de orientação espacial




Um jogo de orientação espacial tão fácil de fazer!
Quando digo fácil de fazer, é porque, com simplesmente 2 cartões bristol, onde desenhamos um quadriculado, e ursinhos de classificação, criamos um jogo sem ser necessário despender grandes verbas.
A Educadora Juca pediu que explicássemos as regras. Aqui vão elas:
Num dos quadriculados o adulto coloca os ursinhos (ou outros elementos). A criança tem que colocar no seu cartão, os ursinhos na mesma posição. Aumentamos o número de peças ou a complexidade do desenho conforme a idade das crianças.
Espero ter-me feito entender.
Bom jogo!
.
As pequenas flores azuis de cinco anos gostam de fazer este jogo.
.
Divirtam-se também!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Chibos Sabichões



Mais um ano, novos amigos.
Mas os gostos são os mesmos. A pedido dos mais velhinhos, voltamos aos "Chibos Sabichões":
- Oh professora, conta aquela história do patati-patati-patati.
E assim foi.
Depois de recontarem a história, os mais crescidos fizeram algumas correspondências. No fim, e porque gostam de registar os conhecimentos passaram para o papel.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Era uma vez um rei... e "A aventura dos descobrimentos"

O Instituto Camões disponibiliza, em formato digital duas colecções "Era uma vez um Rei..." e "A aventura dos descobrimentos".
Esta iniciativa permite aos mais novos aprender de forma lúdica a História de Portugal.
Para começar , basta seleccionar um livro da estante.

Carregue aqui e/ou aqui para aceder às colecções.

domingo, 27 de setembro de 2009

Lavo as minhas mãos



O PNL lançou mais um livro digital sobre a gripe A que vai ajudar pais e Educadores a abordar o tema com as crianças e alertar para a importância da prevenção.
Clique aqui para ler e/ou ouvir

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Nuno escapa à gripe A

e nós estamos a tentar aprender com ele a também conseguir escapar.

Para começar ouvimos a nossa educadora ler a história onde o Nuno nos conta o que devemos fazer e que cuidados ter:

Quando temos tosse ou vontade de espirrar, devemos colocará frente da boca um lenço de papel e depois coloca-lo no lixo. Só assim é que não contagiamos os outros.


Se não tivermos um lenço para onde espirrar, então devemos faze-lo para a manga da camisa ou camisola. Nunca para as mãos pois assim ficam contaminadas. Se mesmo assim nos esquecermos então não nos podemos esquecer de lavar logo as mãos.

Matemática




A matemática continua a ter a nossa atenção. Hoje estive a matematicar com o Diamantino. Separamos primeiro segundo uma só cor ou um só tamanho (um atributo) depois a educadora introduziu alguma complexidade e pedi para separar segundo duas caracteristicas (cor e tamanho).
Por fim realizamos algumas sequencias lógicas.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Parabéns a você...


Parabéns Henrique é o que todos te desejamos.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Materiais para abordar a Gripe A





























Este material foi retirado do Smart Kids

quarta-feira, 16 de setembro de 2009


Este ano organizamos as actividades de uma nova forma. Durante a tarde, a nossa Educadora passou a ter mais tempo disponível para os 11 meninos e meninas de 4 e 5 anos que frequentam o grupo. Durante essa hora e meia, realizamos actividades mais individualizadas podendo assim desenvolver melhor as áreas onde não estamos tão á vontade.



Hoje á tarde debruçamos-nos especialmente sobre a matemática. Começamos por separar os ursinhos por cores. Todos sabíamos o nome das sete cores dos ursinhos (amarelo, laranja, azul, verde, vermelho, laranja e verde). Fomos colocando-os em fila, o que facilitou a percepção de qual a cor que ia tendo maior ou menor quantidade de ursos.

Depois de os termos separado todos por cores, e porque as filas tinham quase o mesmo tamanho não conseguindo saber qual a cor (conjunto) com o maior número de ursos (elementos) foi necessário contar.

Chegamos á conclusão que: (interpretação de dados)
A cor que tinha mais ursos era o vermelho com 17 ursos
O azul, o roxo, o verde e o amarelo tinham todos 16 ursinhos
O azul era a única cor com 15 ursos e por isso com o menor número de elementos.
Que divertido que foi. Afinal aprender matemática pode ser divertido!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PARABÉNS


Parabéns, Parabéns

Hoje é o teu dia

Que dia tão feliz!


Get this widget Track details eSnips Social DNA

domingo, 13 de setembro de 2009

OH!



A pilha de pilhões que juntamos, 28 ao todo, não foi suficiente para ganharmos o prémio. Parabéns á EB2/3 de Custoias que foi a vencedora do Concurso no Modelo Norte-Shopping.
Para o ano pode ser que haja novo concurso.
Foi pena! Esforçamo-nos tanto!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Uma excelente forma de abordar a Gripe A com os mais pequenos


A Bibioteca de livros Digitais disponibiliza na sua página a história "O Nuno escapa á gripe" que vem ajudar a explicar aos mais pequenos o que é esta gripe e o que devemos fazer para nos protegermos.

Carregue em cima da imagem para ouvir a história.
Cada vez há mais livros disponíveis e de certeza que rapidamente a variedade aumentará.

Alguns livros estão disponíveis também com narração áudio o que permite uma maior autonomia aos mais pequenos.

Inscreva-se AQUI e boas leituras.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

GRIPE A


A pandemia da gripe A deve ser explicada aos mais novos a partir do três anos, defende o pediatra Gomes Pedro. O médico lembra que é importante "envolver a criança como agente de saúde e envolvê-la na responsabilidade de proteger a sua saúde e a dos outros". O ideal é tornar a prevenção um jogo, já que "a criança é sensível à vitória e ao sucesso". "Devemos elogiar as crianças quando fazem bem. Ou seja, dar-lhes os parabéns quando lavam as mãos e dizer-lhes que vamos seguir o seu exemplo, de forma a motivá-los", indica o especialista.Mas, a comunicação com as crianças deve ser adequada à sua idade. "Quanto mais velhas, mais completa deve ser a informação", aconselha Gomes Pedro. As indicações básicas são como lavar as mãos, não espirrar nem tossir para cima dos outros e afastar-se de pessoas que estejam doentes.
Texto retirado daqui

domingo, 6 de setembro de 2009

Pais & Jardim de Infância

"A Escola, ao contrário do que muitos pais pensam, não é “aquele lugar” onde as crianças passam os dias com a obrigação de aprender alguma coisa e onde os professores têm todas as responsabilidades.


A escola faz parte do quotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem. Pode-se dizer que a escola é o prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal. (...) O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos, incentiva os pais a participarem mais activamente na sua vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interacção contínua entre todas as partes envolvidas.


Para os pais, participar na escola não deve ser só “receber informação”. É preciso que façam sugestões e tomem algumas decisões em conjunto com os professores. Aliás, os professores e pais não se devem ver como inimigos. São ambos um complemento importante na educação das crianças."


Não seja um mero espectador da vida do seu filho. Dê-lhe a mão e venha "crescer" com ele.