segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Elefantes, Zebras e Girafas

Ainda relacionado com a história "A que sabe a lua?" hoje estivemos a falar um pouco sobre Girafas e Zebras. Depois das nossas pesquisas realizamos um registo colectivo das descobertas que fizemos. Ao fim da tarde a nossa Educadora mostrou-nos um video sobre o nascimento de uma girafa. Gostamos muito!





sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Teatro de Fantoches na Biblioteca Almeida Garrett

Hoje fomos assistir a um Teatro de Fantoches na Biblioteca Almeida Garrett. Ás 9h30 lá partimos nós muito agasalhadinhos de autocarro para o Palácio de Cristal.

A emoção era muita pois esta foi a primeira saída que fizemos nos STCP mas correu tudo muito bem.




A Biblioteca é muito bonita e colorida. Como estava um dia soalheiro o espaço ainda nos pareceu mais agradável.





A história escolhida chamava-se

"O Bolinha era um gato que vivia numa família de ratos. Ele achava-se muito estranho porque não era nada parecido com os seus irmãos... Enfim, estava a passar por uma "crise de identidade". Decide então partir pela quinta fora para ver se outros animais o poderiam ajudar. Mas, a formiga dizia que ele era um cavalo, por ser tão grande, enquanto que o cavalo, por ele ter cauda, dizia que ele era um cão... No fim acaba por aperceber-se que ser estranho ou diferente não era assim tão importante e que apesar de ser um gato poderia conviver feliz com os seus irmãos para sempre! "

Depois desafiaram-nos a enfeitar o Bolinha ao nosso gosto.


E pronto, está na hora de voltar para o Jardim de Infância!
FOI UMA MANHÃ BEM PASSADA!

A que sabe a lua?

A actividade de estágio que a Ilda preparou para esta semana veio dar continuidade á história "A surpresa de Handa" que ouvimos a semana passada.
"A que sabe a lua?" fala também de animais selvagens. Alguns comuns á história da Handa outros novos.
Após a Ilda ter contado a história ás crianças foi a vez da Francisca fazer o reconto. Não foi difícil pois além de esta ser mais uma das nossas histórias favoritas a Ilda trouxe as imagens para que de uma forma diferente pudéssemos recontar a história.




Após o reconto estivemos a colocar por ordem decimal as personagens.

E também nós nos colocamos.


No final construímos um livro que colocamos na biblioteca.




Na quinta-feira, segundo dia de estágio, estivemos a pesquisar as caracteristicas de cada um dos animais/personagens da história.
Começamos pela tartaruga.

E seguimos com o elefante.Para a semana, já com a nossa Educadora, vamos continuar a pesquisa e registo sobre os restantes animais intervenientes na história.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Novas áreas, novos trabalhos...

Hoje foi um dia muito produtivo.



Após a reunião da manhã a nossa Educadora leu-nos o livro "A Festa de Anos". Fala de uma avestruz chamada Catrapuz que fazia anos e resolveu fazer uma festa.

Como na história "A Surpresa de Handa" também havia uma avestruz estivemos a falar um pouco sobre as suas características bem como as dos restantes animais da história. No final fizemos um registo colectivo sobre os animais/personagens das duas histórias.

.

.

.

Mais tarde, já durante as actividades livres da manhã, após uma brincadeira espontânea de algumas meninas as crianças sugeriram construirmos um "cabeleireiro".

Combinamos então que logo que nos reuníssemos de novo para nos prepararmos para o almoço realizaríamos a planificação da referida área.

Assim foi. Fizemos uma lista dos materiais que considerávamos importantes existirem no nosso Salão de Cabeleireiro.

Por fim reunimos todo o material existente. A nossa Educadora prometeu que durante o intervalo de almoço iria ver o que mais conseguia arranjar.
E assim foi. Quando voltou trazia:

Uma bata para a cabeleireira, o carrinho para colocarmos o material, elásticos, pinturas faciais, algodão, i caixa para guardarmos os materiais, 1 frasco de champoo vazio e um saco azul para fazermos o penteador das clientes.




Ainda faltam diversos materiais mas já nos divertimos muito!!!



Enquanto alguns amigos se divertiam a pentear outros estiveram a construir a Área da Escrita.
Aproveitamos o material de consciência fonológica das actividades de estágio da Ilda, juntamos aos materiais que já tínhamos na sala para as nossas actividades de escrita e reunimos tudo num local criado para o efeito.

Temos cadernos pautados, lápis de carvão, borracha, letras recortadas, carimbos com letras, os nossos nomes impressos, esferográficas, folhas A3, A4 E A5, letras magnéticas, cubos de letras e uma régua.
Com estes materiais de certo realizaremos trabalhos giros, interessante e aprenderemos muito.
Estejam descansados que daremos notícias.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Jogo "A Surpresa de Handa"

Quando a Educadora Ana iniciou o Baú Andarilho lançou-nos o seguinte desafio: após cada sessão realizarmos uma actividade motivadora e pedagógica.
Dando sequência ao seu pedido ontem, estivemos a jogar o jogo "A Surpresa de Handa".
Antes de começarmos ouvimos mais uma vez a história desta vez no youtube para a relembrarmos pois a nossa educadora avisou-nos que para conseguirmos jogar tínhamos que saber responder a algumas perguntas.

Este jogo permite às crianças de uma forma divertida explorar a história trabalhada. Permite também á Educadora promover a atenção e a concentração pois só estando familiarizadas com a história as crianças conseguirão responder com sucesso ás questões colocadas no decorrer do jogo.
.
Jogo retirado do seguinte site: http://www.eb23-valenca.rcts.pt/be080.pdf

Actividade de Consciencia Fonológica

A partir das imagens dos meios de transporte que temos vindo a trabalhar, a Francisca esteve hoje a realizar uma actividade de consciência fonológica.









O que lhe foi pedido foi que fizesse a correspondência entre as imagens e os nomes que escrevemos.
PARABÉNS FRANCISCA. FIZESTE UM BOM TRABALHO!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Baú Andarilho - A Surpresa de Handa




Hoje foi dia de Baú Andarilho. A história escolhida pela Educadora Ana foi "A Surpresa de Handa".
Depois de ler a história a Ed. Ana ofereceu-nos tangerinas. Infelizmente como tinha de contar a história a outros meninos não nos pôde dar muitas. O Adolfo contou-as. Tínhamos 9 tangerinas e hoje estávamos 18 na sala. Como todos queriam comer tangerina a Educadora Ana lançou-nos um desafio:
- Como fazer para com 9 tangerinas dar de comer a 18 meninos e meninas.


Depois de diversas sugestões:
- Dar só a quem se porta bem.
(Mesmo assim não chegavam)
- Dar uma a cada um até acabarem.
(E os outros?)
-Ir buscar mais à cozinha.
(Não havia mais.)
O Leandro teve uma outra ideia:
-Vamos partir a meio e dar metade a cada um.
E pronto, metemos mão à obra. Depois de descascadas partimos ao meio e fomos dando metade a cada um. A tentação era muita mas ninguém podia comer a sua metade sem que distribuíssemos todas as partes.
No final eis o resultado. Todas as crianças tinham a sua parte.
DESAFIO SUPERADO!